13/01/2013

O meu grande problema

Eu não sei estudar.
Pronto, é isto.


Estudar é por si só uma tarefa complexa. Exige atenção, concentração, método, uma entrega, digamos assim. Para complicar e tornar tudo ainda mais aborrecido (sim desculpem-me mas eu não consigo ser daquelas pessoas que adoram estudar, "ai isto é tão bom, nem dou pelas horas passarem") eu não sei estudar. No secundário nunca fui de estudar muito, não precisava. Estava com atenção nas aulas e tinha a capacidade de "apanhar" tudo. Não precisava de chegar a casa e rever as coisas, fazer apontamentos, estudar matéria. Bastava-me rever tudo um dia ou dois antes do teste e como sempre tive uma boa capacidade de desenvolvimento escrito, isso chegava-me para ter boas notas. É claro que havia disciplinas que eu gostava menos ou que eram mais difíceis e exigiam um pouco mais de mim, mas basicamente este era o meu método e sempre consegui alcançar os meus objectivos escolares assim.
Agora na faculdade o caso muda de figura, e muito. É impossível conseguir boas notas se não estudar a sério, muito menos agora que não tenho frequências, apenas exames finais - ou seja, tenho que saber toda a matéria dada desde Setembro. Este tem sido o meu grande problema. Não tenho hábitos de estudo, não tenho um método eficiente, não sei estudar. Pode parecer parvo - não saber estudar - mas acreditem que é verdade e que me tem prejudicado muito. Acho que isso ainda torna as minhas maratonas de estudo mais aborrecidas. Não sei como hei-de fazer os apontamentos, se estou a fazer bem, se estou apenas a copiar o que está nos slides ou nos livros...  muitas vezes tenho que pedir os apontamentos das minhas colegas para me guiar ou estudar por eles.
Enfim, querem um conselho? Se estiverem no secundário habituem-se a estudar a sério, tenham hábitos de estudo - é meio caminho andado para conseguirem organizar as coisas quando estiverem na faculdade, onde, acreditem ou não, a coisa se dificulta a 200%.




1 comentário:

Hibiscus disse...

Eu também só aprendi a estudar no primeiro ano da universidade, agora já estou habituada :b