26/01/2015

Sou péssima a estudar


Quando estou a estudar desconcentro-me muito facilmente, qualquer coisinha é suficiente para me captar a atenção e desviar rapidamente o pensamento da matéria, do livro, dos apontamentos. Não gosto de estudar em casa precisamente por causa disso. O computador está ali à mão, a televisão está à distância de um botão e até tarefas que habitualmente adio o mais possível, como arrumar as gavetas, organizar a secretária ou limpar o pó ao quarto, me parece absolutamente apetecíveis, exactamente nos momentos em que estou a estudar. Sou péssima nisto, sempre fui assim, nunca fui a miúda mais marrona da turma, nem perto disso, nunca fui de chegar a casa depois da escola e me agarrar aos livros durante pares de horas - fora da época de testes ou exames, claro está -, sempre me distraí com a mais pequena coisa e a concentração sempre foi uma tarefa difícil para mim. E cá estou eu, mais uma vez a comprovar esse facto quando, em pleno estudo intensivo de Economia, me surgem as mais fantásticas ideias de coisas para preparar para o dia dos namorados, as maiores curiosidades que não me deixam descansada enquanto não faço uma breve pesquisa sobre elas... Enfim, uma parafernália de pensamentos, o mais distante possíveis de Economia, que gritam dentro da minha cabeça, impedindo o meu cérebro de se concentrar única e exclusivamente no tão importante e imperativo estudo. Alguém com o mesmo problema desse lado? E já agora, alguma dica para lá de brilhante?


6 comentários:

Cor de Salmão disse...

podia ter sido dito por mim, letra por letra x)

Indigo disse...

Lamento, mas não te posso ajudar. Sou como tu.

Carolina. disse...

Sou exactamente igual! O meu truque é arranjar motivação nas próprias matérias e tentar ver o estudo não como uma obrigação mas como coisas que quero mesmo saber... Nem sempre funciona (há coisas mesmo aborrecidas) mas fechar o Blogger, Facebook e afins também é uma mais-valia para um estudo produtivo x)

C disse...

A melhor dica que te posso dar é desligar completamente do mundo online! Quanto mais informação (desnecessária) retemos no nosso cérebro mais os neurónios ficam aos pulos e a concentração foge... Uma boa solução é ires para uma biblioteca, lá não há distracções e se te comprometes a estudar ate às x horas, estudas e até acaba por render. Eu fiz isso nos últimos dias de estudo intensivo e foi óptimo!

Ju. disse...

Eu, para estudar mesmo a sério, tenho de desligar o computador e a televisão e ir para um sítio onde não tenha acesso a eles! xD É preciso também muita força de vontade. Estudar na biblioteca, caso gostes de o fazer, também pode ajudar, pois sentes-te pressionada a agarrar-te aos livros por veres as outras pessoas a fazerem o mesmo...
Beijinho*

Carolina disse...

Eu sou um pouco assim x)
Por isso é que estudo sempre em outros locais: bibliotecas, livrarias, salas de estudo, ... Boa sorte! :D
R: Muito obrigada! :)