26/01/2015

Sou péssima a estudar


Quando estou a estudar desconcentro-me muito facilmente, qualquer coisinha é suficiente para me captar a atenção e desviar rapidamente o pensamento da matéria, do livro, dos apontamentos. Não gosto de estudar em casa precisamente por causa disso. O computador está ali à mão, a televisão está à distância de um botão e até tarefas que habitualmente adio o mais possível, como arrumar as gavetas, organizar a secretária ou limpar o pó ao quarto, me parece absolutamente apetecíveis, exactamente nos momentos em que estou a estudar. Sou péssima nisto, sempre fui assim, nunca fui a miúda mais marrona da turma, nem perto disso, nunca fui de chegar a casa depois da escola e me agarrar aos livros durante pares de horas - fora da época de testes ou exames, claro está -, sempre me distraí com a mais pequena coisa e a concentração sempre foi uma tarefa difícil para mim. E cá estou eu, mais uma vez a comprovar esse facto quando, em pleno estudo intensivo de Economia, me surgem as mais fantásticas ideias de coisas para preparar para o dia dos namorados, as maiores curiosidades que não me deixam descansada enquanto não faço uma breve pesquisa sobre elas... Enfim, uma parafernália de pensamentos, o mais distante possíveis de Economia, que gritam dentro da minha cabeça, impedindo o meu cérebro de se concentrar única e exclusivamente no tão importante e imperativo estudo. Alguém com o mesmo problema desse lado? E já agora, alguma dica para lá de brilhante?


6 comentários:

Cor de Salmão disse...

podia ter sido dito por mim, letra por letra x)

Sara Nachmazov disse...

Lamento, mas não te posso ajudar. Sou como tu.

Carolina. disse...

Sou exactamente igual! O meu truque é arranjar motivação nas próprias matérias e tentar ver o estudo não como uma obrigação mas como coisas que quero mesmo saber... Nem sempre funciona (há coisas mesmo aborrecidas) mas fechar o Blogger, Facebook e afins também é uma mais-valia para um estudo produtivo x)

C disse...

A melhor dica que te posso dar é desligar completamente do mundo online! Quanto mais informação (desnecessária) retemos no nosso cérebro mais os neurónios ficam aos pulos e a concentração foge... Uma boa solução é ires para uma biblioteca, lá não há distracções e se te comprometes a estudar ate às x horas, estudas e até acaba por render. Eu fiz isso nos últimos dias de estudo intensivo e foi óptimo!

Ju. disse...

Eu, para estudar mesmo a sério, tenho de desligar o computador e a televisão e ir para um sítio onde não tenha acesso a eles! xD É preciso também muita força de vontade. Estudar na biblioteca, caso gostes de o fazer, também pode ajudar, pois sentes-te pressionada a agarrar-te aos livros por veres as outras pessoas a fazerem o mesmo...
Beijinho*

Carolina disse...

Eu sou um pouco assim x)
Por isso é que estudo sempre em outros locais: bibliotecas, livrarias, salas de estudo, ... Boa sorte! :D
R: Muito obrigada! :)