01/11/2010

Halloweens e celebrações afins


Nunca achei piada nenhuma ao Halloween (nem mesmo ao Carnaval, verdade seja dita). Nunca me mascarei de bruxa, nem de múmia, nem de vampira. Nunca brinquei ao "Doçura ou Travessura". Nunca fui a uma festa de Halloween. Aliás, a única vez que saí na noite de Halloween foi há uns dois anos atrás e fui para o Bairro Alto festejar os anos de uma amiga, nada alusivo ao Halloween portanto.
De todas as maneiras ontem á noite bateram-me á porta uns miúdos amorosos, todos mascarados com o intuito de meter medo a alguém, a gritar "Doçura ou Travessura" e lá lhes dei uns rebuçados e uns chocolates, que apesar de tudo estavam mesmos queridas, as criancinhas, vestidas de bruxinhas e dráculas.
Pelo contrário sempre adorei ir ao "Pão por Deus" no dia 1 de Novembro (actividade que me parece desvalorizada, visto que ainda nenhuma criança me veio pedir doces hoje). Quando era pequena passava sempre este dia na terra da minha avó e juntava-me com os outros meninos para ir de porta em porta, com uma roupa nova e uma sacola toda bonita, pedir "Pão por Deus" e no final do dia juntava-mo-nos todos para ver quem tinha mais doces e para dividir as guloseimas conseguidas.


Fosse eu ainda criança
e era ver-me de sacola na mão
a pedinchar doces de porta em porta
até que se fizesse noite e tivesse a sacola cheia.


2 comentários:

Rita disse...

Verdade seja dita, esta festividade faz mais sentido noutros paises devido à nossa cultura.

Tânia Gil disse...

Exacto. Eu não sou mesmo dada a estes festejos, Halloween não é comigo.