27/07/2011

Manual imprescindível para quem vai a festivais

Vá vamos fingir que eu sou uma pessoa importante e com credibilidade para vos dar dicas sobre o que quer que seja ;D


Ora bem, para quem costuma acampar em festivais há coisas imprescindíveis que não podemos esquecer. (vou utilizar o Avante, onde sou presença assídua como festival de exemplo)


Avante 2010 (não, não fomos nós que fomos à toa :b)
O principal é levar a tenda, e quem tiver aquelas tendas mais antigas de montar com os ferrinhos e tudo mais, a sério esqueçam. Acreditem que mais vale juntar uns dinheirinhos e investir numa daquelas tendas "easy" da Quechua (Decathlon), montam-se praticamente sozinhas e em segundos. (Digo isto porque o ano passado ainda tinha uma dessas tendas mais antigas e entrei no recinto do campismo do Avante às 23:40h, depois de estar à espera, ao calor, desde a 7:30h da manhã, e a última coisa que me apetecia era montar aquela treta toda).


Avante 2010
Os banhos. Nem todos os festivais nos oferecem as perfeitas condições no que toca a este tipo de coisa. O recinto de campismo do Avante tem um balneário, um único balneário para centenas de pessoas, o que torna difícil o acesso ao mesmo. Balneário esse que não é propriamente novo e moderno, mas pronto também não está a cair de podre e quando lá conseguimos entrar serve bem. Há poucas cabines de duche dentro do balneário e por isso a fila para os banho é sempre gigante, ainda por cima o balneário fecha a partir de uma certa hora e só abre às 7:45h, o que também nos impossibilita de o utilizar de madrugada, quando todos preferem estar a dormir (ou a tentar). A grande alternativa é portanto o que vêm na foto, uma enorme estrutura de chuveiros exteriores (na foto não se vê tudo) onde os duches são portanto mistos e efectuados em biquíni ou calções de banho e água é fria. Parece é horrível, mas garanto-vos que não. Está, regra geral, um calor de morte por essa altura (o ano passado então era um calor quase torturante, ainda por cima não tínhamos sobras ao pé das tendas), pelo que sabe super bem um duche frio para aliviar o calor e eliminar o pó do corpo (que passado cinco minutos tem a amabilidade de se instalar outra vez na nossa querida pele). Lembro de ir tomar duche de meia em meia hora tal era o bem que aquilo sabia.

Avante 2010
Após alguns dias de festival começamos a sentir falta de comida a sério, procurem um take-away ou um snack-bar perto do recinto do festival porque ao contrário do que pensamentos sandes, hambúrguer e afins não nos satisfazem por muito tempo. No nosso caso, como se vê na foto, almoçar fora significou realmente almoçar fora e o bitoque e a lasanha souberam pela vida.

Nunca se esqueçam de levar protector solar, mesmo que não sejam aqueles festivais com praia, por norma o sol e o calor abundam e é sempre algo que dá muito jeito. Assim como, cremes hidratantes (que têm de ser aplicados logo após o banho, porque causa do pó), com o calor, as poucas horas de sono e o pó, a pele fica sempre vulnerável e desidratada. Gente, não se esqueçam do repelente, a sério é f-u-n-d-a-m-e-n-t-a-l.
Ah e mais uma coisa, costumam haver, em alguns festivais, aquelas barraquinhas de indianos, marroquinos e assim, com bijutaria artesanal, t-shirts, bolsas e essas coisas super giras, não se coíbam de passar por lá, às vezes os preços são um bocadinho elevados, mas regateiem que normalmente dá resultado ;D

Avante 2010

E o mais importante, levem muitos amigos e conheçam muita gente. Façam amigos, acreditem que é possível. Podemos pensar que meros desconhecidos com os quais contactamos durante alguns dias não se tornaram grandes e bons amigos, mas o ano passado tive a prova de que isso é possível, passámos o Avante todo com o grupo das tendas vizinhas e ainda hoje continuamos todos amigos, vamos sair imensas vezes, jantamos todos juntos e até já há casalinhos e tudo :b

» E pronto, agora é a parte em que vocês dizem que isto foi completamente parvo e despropositado porque vocês já sabem isto tudo, é óbvio e tal... mas o que querem, apeteceu-me, ando com espírito de festivaleira, e cheia de saudades dessa vida :) nota-se muito que tenho saudades do Avante? sou viciada naquilo, não têm noção. O que vale é que é logo a seguir ao Sudoeste :D

1 comentário:

Drii disse...

Vou ao Avante este ano pela 1ª vez! Merci plas dicas! ;D