19/01/2016

Existem segundas oportunidades para amizades perdidas?



É difícil tentar fazer renascer uma amizade que já morreu. É difícil pôr para trás das costas as atitudes que nos magoaram e que nos fizeram praticamente deixar de falar com aquele que foi o nosso melhor amigo, quase um irmão. É difícil decidir que o passado deve ficar no passado e que, apesar de muito ter acontecido, de termos sido tão desapontados, queremos aquela pessoa de volta na nossa vida. Mas também é preciso maturidade para isso, é preciso estarmos bem resolvidos connosco próprios e sermos adultos o suficiente e sinto-me bem por neste momento me sentir preparada para o fazer. Para engolir aquilo que achei que ia remoer para sempre e por decidir que tentar restabelecer uma amizade é mais importante do que relembrar vezes sem conta palavras e atitudes que nos magoaram. Aconteceu como um clique, ao olhar para fotografias antigas. Senti uma saudade que ainda não tinha sentido e percebi que voltar a ter aquela pessoa na minha vida era mais importante para mim do que alimentar mágoa e ressentimento. E como cada moeda tem dois lados, uma história também tem duas versões e estou preparada para o ouvir dizer que também eu falhei e para o assumir se assim o considerar. Acho que uma amizade verdadeira pode ter uma segunda oportunidade, agora é só esperar para saber se ele pensa o mesmo. De qualquer forma, queira também ele esta reaproximação ou não, sentir-me-ei bem comigo mesma, por ter conseguido ultrapassar coisas que pensei nunca vir a perdoar, por ter a maturidade necessária para avançar, para falar com ele, para dar a esta amizade uma segunda oportunidade.


1 comentário:

Rita disse...

Uma amizade merece sempre uma segunda ou terceira oportunidade mas o que antes não funcionou, dificilmente funcionará, a não ser que ambas as partes, ambos os amigos se (re)alterem e se (re)aceitem.